quarta-feira, 25 de maio de 2016

RELIGIÃO

Principais orixás do candomblé e algumas de suas caracterizações

EXU: orixá mensageiro; guardião das encruzilhadas e da entrada das casas. É considerado masculino, e suas cores são o vermelho e o preto. No sincretismo, está associado ao diabo.
 
OGUM: orixá da metalurgia e da tecnologia, é ligado à guerra. É masculino, e suas cores são o azul-escuro, o verde e o branco. No sincretismo, está associado a São Jorge e Santo Antônio.
 
OXOSSI: orixá da caça e ligado à fauna. É masculino, e suas cores são o azul-turquesa e o verde. No sincretismo, associa-se a São Sebastião e São Jorge.
OSSAIM: orixá da vegetação e ligado às folhas. É masculino, e suas cores são o verde e o branco. No sincretismo, associa-se a Santo Onofre.
OXUMARÊ: orixá do arco-íris. É andrógino, e suas cores são o amarelo, o verde e o preto. Está associado no sincretismo a São Bartolomeu.
OBALUAIÊ: orixá da varíola, da peste, das pragas e doenças e da cura. É masculino, e suas cores são o vermelho, o branco e o preto, além do capuz de palha. Associa-se, no sincretismo, a São Lázaro e São Roque.
XANGÔ: orixá do trovão e ligado à justiça. É masculino, e suas cores são o vermelho, o marrom e o branco. Está associado, no sincretismo, a São Jerônimo e São João Batista.
IANSÃ: orixá dos relâmpagos e ligada aos espíritos dos mortos. É feminino, e suas cores são o marrom, o vermelho-escuro e branco. Associa-se, no sincretismo, a Santa Bárbara.
OBA: orixá da água e ligada ao trabalho doméstico, e ao poder da mulher. É feminino, e suas cores são o vermelho e o dourado . Associa-se, no sincretismo, a Santa Joana d’Arc.
OXUM: orixá das águas doces e do outro, e ligada ao amor e à fertilidade. É feminino, e suas cores são o amarelo e o dourado. No sincretismo, associa-se a Nossa Senhora da conceição e Nossa Senhora Aparecida.
LOGUM EDÉ: orixá dos rios dentro das florestas. É alternadamente masculino e feminino, e suas cores são o dourado e o azul-turquesa. Está associado, no sincretismo, a São Miguel Arcanjo.
IEMANJÁ: orixá das grandes águas, mares e oceanos, e ligadas à maternidade. É feminino, e suas cores são o azul-claro, o branco e o verde-claro. Associa-se, no sincretismo, a Nossa Senhora das Candeias (ou Navegantes) e Nossa Senhora da Conceição.
NANA: orixá da lama do fundo das águas. É feminino, e suas cores são o lilás, o azul e o branco. Associa-se, no sincretismo, a Santa Ana.
OXAGUIÃ: orixá da criação da cultura material e ligado à sobrevivência. É masculino, e suas cores são o branco com um mínimo de azul real. No sincretismo, associa-se ao Menino Jesus.
OXALUFÃ: orixá da criação da humandade. É andrógino, e sua cor é o branco. Está associado, no sincretismo, ao Jesus Crucificado e Senhor do Bonfim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário