| FUNÇÃO | ATRIBUIÇÕES |
| Iyalorixá / Babalorixá | Mãe ou Pai de Santo. É o posto mais elevado na tradição afro-brasileira. |
| Iyaegbé / Babaegbé | É a segunda pessoa do axé. Conselheira, responsável pela manutenção da Ordem, Tradição e Hierarquia. |
| Iyalaxé | Mãe do axé, a que distribui o axé. Cuida dos objetos ritual. |
| Iyakekere Babakekere | Mãe / Pai pequeno do axé ou da comunidade. Sempre pronta a ajudar e ensinar a todos iniciados. |
| Ojubonã / Agibonã | É a mãe criadeira. |
| Iyamoro | Responsável pelo Ipadê de Exú. |
| Iyaefun / Babaefun | Responsável pela pintura branca das Iyawos. |
| Iyadagan | Auxilia a Iyamoro. |
| Iyabassê | Responsável no preparo dos alimentos sagrados. |
| Iyarubá | Carrega a esteira para o iniciando. |
| Aiyaba Ewe | Responsável em determinados atos e obrigações de "cantar folhas". |
| Aiybá | Bate o ejé nas obrigações. |
| Ològun | Cargo masculino. Despacha os Ebós das obrigações, preferencialmente os filhos de Ogun, depois Odé e Obaluwaiyê. |
| Oloya | Cargo feminino. Despacha os Ebós das obrigações, na falta de Ològun. São filhas de Oya. |
| Iyalabaké | Responsável pela alimentação do iniciado, enquanto o mesmo se encontrar recolhido. |
| Iyatojuomó | Responsável pelas crianças do Axé. |
| Babalossayn | Responsável pela colheita das folhas. Kosí Ewé, Kosí Orixá. |
| Pejigan | O responsavel pelos axés da casa, do terreiro. Primeiro Ogan na hirarquia. |
| Equede | Paralela a Ogans, não recebe santo, cuida dos orixás incorporados e de seus objetos |
| Axogun | Responsável pelos sacrifícios. Trabalha em conjunto com Iyalorixá / Babalorixá, iniciados e Ogans. Não pode errar. |
| Alagbê | Responsável pelos toques rituais, alimentação, conservação e preservação dos instrumentos musicais sagrados. Nos ciclos de festas é obrigado a se levantar de madrugada para que faça a alvorada. Se uma autoridade de outro Axé chegar ao terreiro, o Alagbê tem de lhe prestar as devidas homenagens.
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