sexta-feira, 15 de abril de 2011

ILÊ

FUNÇÃOATRIBUIÇÕES
Iyalorixá / BabalorixáMãe ou Pai de Santo. É o posto mais elevado na tradição afro-brasileira.
Iyaegbé / BabaegbéÉ a segunda pessoa do axé. Conselheira, responsável pela manutenção da Ordem, Tradição e Hierarquia.
IyalaxéMãe do axé, a que distribui o axé. Cuida dos objetos ritual.
Iyakekere BabakekereMãe / Pai pequeno do axé ou da comunidade. Sempre pronta a ajudar e ensinar a todos iniciados.
Ojubonã / AgibonãÉ a mãe criadeira.
IyamoroResponsável pelo Ipadê de Exú.
Iyaefun / BabaefunResponsável pela pintura branca das Iyawos.
IyadaganAuxilia a Iyamoro.
IyabassêResponsável no preparo dos alimentos sagrados.
IyarubáCarrega a esteira para o iniciando.
Aiyaba EweResponsável em determinados atos e obrigações de "cantar folhas".
AiybáBate o ejé nas obrigações.
OlògunCargo masculino. Despacha os Ebós das obrigações, preferencialmente os filhos de Ogun, depois Odé e Obaluwaiyê.
OloyaCargo feminino. Despacha os Ebós das obrigações, na falta de Ològun. São filhas de Oya.
IyalabakéResponsável pela alimentação do iniciado, enquanto o mesmo se encontrar recolhido.
IyatojuomóResponsável pelas crianças do Axé.
BabalossaynResponsável pela colheita das folhas. Kosí Ewé, Kosí Orixá.
PejiganO responsavel pelos axés da casa, do terreiro. Primeiro Ogan na hirarquia.
EquedeParalela a Ogans, não recebe santo, cuida dos orixás incorporados e de seus objetos
AxogunResponsável pelos sacrifícios. Trabalha em conjunto com Iyalorixá / Babalorixá, iniciados e Ogans. Não pode errar.
AlagbêResponsável pelos toques rituais, alimentação, conservação e preservação dos instrumentos musicais sagrados. Nos ciclos de festas é obrigado a se levantar de madrugada para que faça a alvorada. Se uma autoridade de outro Axé chegar ao terreiro, o Alagbê tem de lhe prestar as devidas homenagens.

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