FUNÇÃO | ATRIBUIÇÕES |
Iyalorixá / Babalorixá | Mãe ou Pai de Santo. É o posto mais elevado na tradição afro-brasileira. |
Iyaegbé / Babaegbé | É a segunda pessoa do axé. Conselheira, responsável pela manutenção da Ordem, Tradição e Hierarquia. |
Iyalaxé | Mãe do axé, a que distribui o axé. Cuida dos objetos ritual. |
Iyakekere Babakekere | Mãe / Pai pequeno do axé ou da comunidade. Sempre pronta a ajudar e ensinar a todos iniciados. |
Ojubonã / Agibonã | É a mãe criadeira. |
Iyamoro | Responsável pelo Ipadê de Exú. |
Iyaefun / Babaefun | Responsável pela pintura branca das Iyawos. |
Iyadagan | Auxilia a Iyamoro. |
Iyabassê | Responsável no preparo dos alimentos sagrados. |
Iyarubá | Carrega a esteira para o iniciando. |
Aiyaba Ewe | Responsável em determinados atos e obrigações de "cantar folhas". |
Aiybá | Bate o ejé nas obrigações. |
Ològun | Cargo masculino. Despacha os Ebós das obrigações, preferencialmente os filhos de Ogun, depois Odé e Obaluwaiyê. |
Oloya | Cargo feminino. Despacha os Ebós das obrigações, na falta de Ològun. São filhas de Oya. |
Iyalabaké | Responsável pela alimentação do iniciado, enquanto o mesmo se encontrar recolhido. |
Iyatojuomó | Responsável pelas crianças do Axé. |
Babalossayn | Responsável pela colheita das folhas. Kosí Ewé, Kosí Orixá. |
Pejigan | O responsavel pelos axés da casa, do terreiro. Primeiro Ogan na hirarquia. |
Equede | Paralela a Ogans, não recebe santo, cuida dos orixás incorporados e de seus objetos |
Axogun | Responsável pelos sacrifícios. Trabalha em conjunto com Iyalorixá / Babalorixá, iniciados e Ogans. Não pode errar. |
Alagbê | Responsável pelos toques rituais, alimentação, conservação e preservação dos instrumentos musicais sagrados. Nos ciclos de festas é obrigado a se levantar de madrugada para que faça a alvorada. Se uma autoridade de outro Axé chegar ao terreiro, o Alagbê tem de lhe prestar as devidas homenagens.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário